Black Metal Noruegues
Em 1994 o ANTESTOR assina com a "Morphine Records" e no mesmo ano lança seu primeiro álbum cheio, "Martyrium". Entretanto, o álbum não decolou e a banda enfrentou graves problemas com a gravadora, que na época só liberou 50 cópias do material. Em julho de 1995 o guitarrista Pilgrim (Erling Jørgensen) decide sair e em seu lugar entra Erkebisp (Stig Rolfsen) que trouxe sangue novo e também mudanças no som do grupo, algo do tipo mais "folclórico". Em 1997 Erkebisp (Stig Rolfsen) deixa o Antestor. Nisso a banda reincide o contrato com a antiga gravadora, lança o cd promocional "Kongsblod" de maneira independente e assina com a gravadora britânica "Cacophonous Records". Em 1998, finalmente esse álbum é relançado com um novo título "The Return Of The Black Death" e com uma nova capa. E mais uma vez o ANTESTOR enfrenta sérios problemas com a gravadora, pois assim que a Cacophonous (que era uma gravadora só de bandas seculares) descobriu de que se tratava de uma banda cristã, retirou não apenas todo o marketing do álbum, mas também o produto do mercado. E mais uma vez o álbum não decolou, embora os raros discos disponíveis na época agradou à Gregos e Troianos, pois conseguiu penetrar em um meio saturado de pessoas envolvidas com Satanismo e Black Metal. Logo após esse fato, devido uma enorme dívida, a Cacophonous fechou as portas. Com a falência, apesar de não ter lucrado nada a não ser por 98 cd´s que ganhou, a banda se livrou de vários compromissos contratuais e logo assinou com o selo cristão "Endtime Productions" da Suécia. No ano 2000, após 2 anos parados e sem fazer ensaios ou shows, o Antestor volta à ativa com o relançamento de "Martyrium" e com uma nova formação: o vocalista original Martyr (Kjetil Molnes) deixa a banda por motivos pessoais e para o seu lugar entra Vrede (Ronny Hansen). Já Sygmoon (Morten Sigmund Mageroy) assume os teclados. Vale lembrar que ambos fizeram parte da formação do extinto grupo norueguês Vaakevandring. Com essa nova formação, que ainda contava com Gard (Vegard Undal) no baixo, Armoth (Svein Sander) na bateria, Vemod (Lars Stokstad) na guitarra e Ann-Mari Edvardsen nos vocais feminino, em julho do mesmo ano o Antestor embarcou junto com o Extol para uma pequena tour pelos Estados Unidos. No mesmo ano a banda também se apresentou no Bob Fest e no DP Arts & Music Fest.
No ano seguinte, o Antestor perde dois membros: Armoth (Svein Sander) que foi para outra banda e Gard (Vegard Undal) que se mudou para outra cidade. Não bastasse somente a saída dos membros para abalar a banda, o Antestor ainda teve de enfrentar os boatos de alguns legalistas que questionavam a fé dos noruegueses. E assim mais uma vez a banda se abrigou por 3 anos nas sombras do esquecimento e na ausência de suas atividades.Finalmente em 2003, um novo recomeço! A banda entra em acordo com o selo "Momentum Scandinavia" e relança em um único artefato as duas primeiras demos (The Defeat Of Satan de 1991 e Despair de 1993), remasterizadas e com um número limitado de 999 cópias disponíveis. Em 2004, após 6 anos sem lançar nenhum material inédito, a banda volta com tudo e com uma grande novidade: a participação especial do baterista Hellhammer (Jan Axel Blomberg), conhecido na cena escandinava por tocar em grandes bandas como Mayhem, Dimmu Borgir, Carnivora, Covenat, Morten, etc... Aproveitando a oportunidade, o Antestor entra em estúdio para gravar dois novos discos: uma EP (Det Tapte Liv) e um álbum cheio (The Forsaken) ambos lançados pela "Endtime Productions". "Det Tapte Liv" foi lançado ainda em 2004, ano também que a banda voltou a se apresentar ao vivo, como no Nordic Fest na Noruega. E detalhe: sem o corpse-paint! Já o tão esperado álbum cheio "The Forsaken" só foi lançado oficialmente em 2005. Ambos os lançamentos tiveram excelentes produções, tanto sonoras quanto gráficas. As gravações foram feitas pelo produtor Børge Finstad no renomado "Top Room Studios" onde já passaram bandas como Tristania, Mayhem, Borknagar, Extol, etc... e as artes das capas feitas por Necrolord, conhecido por seus trabalhos para bandas como Marduk e Dissection. "The Forsaken" recebeu muitos elogios pela crítica especializada (ler reviews) e finalmente colocou a banda no rol das melhores do mundo no estilo.
No ano de 2005, o Antestor apresentou seu novo baterista, Tony Kirkemo (ex-Old Man's Child).

Vrede (Ronny Hansen): Vocal (ex-Vaakevandring) Ann-Mari Edvardsen: Vocal feminino Vemod (Lars Stokstad): Guitarra Sygmoon (Morten Sigmund Magerøy): Teclados (ex-Vaakevandring) Gard (Vegard Undal): Baixo Tony Kirkemo: Bateria (ex-Old Man's Child)
Em 1991 gravam a primeira demo The Defeat of Satan. A existência de uma banda cristã de death metal causou muita polémica. A banda foi alvo de várias ameaças de morte por parte de bandas que defendem a filosofia Satanista. Nos anos 90 Bård Faust (Emperor) perguntou a Euronymous (Mayhem) se ele não pensava que a existência de uma banda cristã de death metal era um insulto. Euronymous respondeu que tinha um plano para matar os membros de Antestor, contudo a banda sobreviveu a estas ameaças. Ironicamente, Jan Axel Von Blomberg, membro da banda Mayhem, juntou-se mais tarde ao Antestor como baterista.
LINK
Nenhum comentário:
Postar um comentário